1) O que é a análise descritiva?
A análise descritiva consiste de uma técnica sensorial em que os atributos de um produto são identificados e quantificados através de julgadores treinados especificamente para esse propósito. A análise pode incluir todos os atributos do produto, podendo ser limitada a certos aspectos como aroma, sabor, textura ou sabor residual.
2) Para que se utiliza a análise descritiva?
A análise descritiva é usada quando se requer informações detalhadas sobre os atributos de um produto, entre elas estão as seguintes situações: documentação das características sensoriais, identificação e quantificação dos atributos de uma pesquisa, manutenção de um produto, comparação entre similares, monitoramento da qualidade, definição de um padrão, referência para controle de qualidade, acompanhamento das alterações sensoriais de um produto durante a estocagem.
3) Como é aplicada a análise descritiva?
Para que ocorra a analise, a equipe deve ser cuidadosamente treinada e mantida sob a supervisão de um profissional de análise sensorial. Os julgadores devem ser capazes de detectar e descrever as características sensoriais de uma amostra, além de saber indicar a intensidade com que cada atributo é percebido.