quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Teste de ordenação

1.    O que é o teste de ordenação e qual seu objetivo?
Objetiva a avaliação de três ou mais amostras, ao mesmo tempo e de maneira aleatória. O avaliador ordena de forma decrescente ou crescente o quão intenso se apresenta um único atributo específico ou sua preferência por um determinado produto.

2.    Em que momento deve-se usar este método?
Quando já se tem um produto definido, mas se deseja mudar alguma característica específica do mesmo e também pode ser usado como um “tirador de dúvidas” quando se quer avaliar apenas um atributo específico de um material que havia sido avaliado num conjunto de suas características.

3.    Quem pode julgar estas amostras?
Testes em laboratório com, no mínimo, 30 julgadores. Testes com  consumidores: 100 ou mais julgadores.

4.    Como é feita a analise dos resultados?
Somam-se os resultados obtidos de cada avaliador para cada amostra. Para verificar se há ou não diferença significativa entre as amostras utiliza-se a avaliação estatística feita pelo teste de Friedman utilizando a tabela de Newell e MacFarlane.


 Vantagens do teste de ordenação
   Desvantagens do teste de ordenação
Especificidade
Não quantifica o grau de diferença
Praticidade no método estatístico
Não quantifica o grau de preferência
Tira dúvidas
Avalia apenas um único atributo


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