1) Quais as principais escalas para medir a aceitação de um produto?
As principais escalas são: escala hedônica, escala da atitude (FACT) e escala do ideal.
2) Em relação à escala hedônica, qual o seu principal objetivo?
O principal objetivo da escala hedônica é expressar a aceitação do consumidor em relação a um determinado produto, através de uma escala que varia gradativamente com base em certos atributos (características) determinados.
3) Quais os diferentes tipos de escalas hedônicas e quais as suas principais características?
- Escalas verbais: é feita através do uso de palavras ou frases com uma ideia de ordem sucessiva de aceitação para facilitar a decisão do consumidor em suas respostas.
- Escalas faciais: usadas por crianças e analfabetos e seus resultados são expressos através de desenhos e expressões faciais em uma sequencia de aprovação até reprovação.
- Escala hedônica não estruturada: é uma linha com duas extremidades que representam aceitação e rejeição do produto. Não há valor numérico e nem respostas associados, não influenciando nas respostas.
4) Como é realizado o teste e como é feita a apresentação das amostras?
O julgador recebe as amostras codificadas (com um número de três dígitos) para que avalie seus sentimentos em relação a cada amostra. Pode-se avaliar tanto a aceitação global, quanto as características do produto. A apresentação das amostras deve ser feita uma de cada vez e de forma sequencial e recomenda-se que todos os julgadores provem todas as amostras.
5) Como é feita a avaliação dos resultados da escala hedônica?
A avaliação é feita por meio de histogramas feitos através da analise da distribuição de frequência dos valores obtidos em cada amostra, revelando seu nível de aceitação ou rejeição ou por meio da analise de variância (ANOVA) que considera a avaliação de todos os consumidores desconsiderando suas individualidades.
6) Qual escala é considerada mais sensível que a escala hedônica? Por quê?
A escala da atitude (FACT) é considerada mais sensível que a escala hedônica porque mede o grau de aceitação com base em atitudes do consumidor em relação à frequência que estaria disposto a consumir o produto, sendo então mais realista do que apenas medir o interesse afetivo pelo produto.
7) Como se define a escala do ideal?
A escala do ideal avalia informações sobre a intensidade de determinado atributo sensorial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário